Quebre o mito da depilação anal
Laura Folgueira
Depilar as regiões íntimas pode ser uma questão dramática para muitas mulheres – seja por causa da vergonha ou da dor mesmo. E aí, quando se coloca na pauta a famigerada depilação anal, tudo fica ainda mais difícil.
São muitas as perguntas: é normal depilar a área? Quais são os cuidados? Onde fazer? Que método usar?
Primeiro, é preciso saber que, sim, depilar a região anal é muito natural, e pode ser feito sem contraindicações, por qualquer mulher – ou homem. Basta tomar alguns cuidados, como destaca o dermatologista Jardis Volpe, da Clínica Volpe (SP). “A higiene local é muito importante, pois a região perineal [do períneo, entre o órgão genital e o ânus] é uma área em geral colonizada por bactérias, que podem causar infecção na pele se não houver uma boa higiene antes da depilação anal”, explica.
De maior importância é escolher uma profissional de sua confiança – seja depiladora, esteticista ou dermatologista, no caso de quem opta pelo laser. “Por ser uma área delicada, é melhor confiar a depilação para um bom profissional e não fazer em casa”, aconselha o médico.
Ou seja: deixe de lado, nessa hora, aquele kit de depilação caseira – a economia não compensa, já que também se trata de uma região que não precisa ser depilada constantemente.
Se optar pela depilação com cera, tome cuidado com a temperatura, já que a região é muito sensível. Vale lembrar: escolher uma depiladora que você já conheça vai fazê-la sentir mais segurança. “Métodos a laser também podem ser usados, mas os profissionais devem ser muito habilitados, de preferência fisioterapeutas dermatofuncionais sob supervisão de um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD)”, diz Jardis.
Dicas para acabar com o medo da depilação anal:
- Antes de mais nada, escolha um profissional de sua confiança: alguém que já a conheça e esteja familiarizada com os melhores métodos para minimizar a dor;
- Além da cera, é possível optar pelo laser, que tem a vantagem de, nesse caso, ser menos dolorido, e só precisar de algumas seções;
- Não tente fazer essa depilação em casa; você pode acabar prejudicando uma região super sensível.
Nenhum comentário:
Postar um comentário